Um pouco da história do mosaico

O registro mais antigo da Arte do Mosaico conhecido pelo Homem foi aproximadamente em 3.500 anos A.C., na Mesopotâmia, atual região do Iraque. Esta arte milenar atravessou eras e povos que a aplicaram em inúmeros formatos e conceitos diferentes. E chegou até os dias de hoje como uma das formas de artesanato mais difundidas do Planeta.

No Brasil a primeira personalidade a dar a real importância à técnica do mosaico foi a Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II  que, enquanto passava as suas tarde nos jardins do Palácio de São Cristovão, se dedicou a produzir mosaicos com conchas recolhidas pelas praias do Rio de Janeiro e cacos da porcelana da Casa Imperial. Ela revestiu tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas.

   

A Imperatriz do Brasil já mostrava seus dotes na arte do mosaico, 50 anos antes do aparecimento de Antonio Gaudi e Josep Maria Jujol, dois artistas e arquitetos mordenistas de origem Catalã que trabalharam juntos e ficaram conhecidos por seus feitos com a técnica do mosaico, como os monumentos do Palácio e Parque Guell e a Casa Batlló, ambos situados na cidade de Barcelona, na Espanha, onde trabalharam em parceria

 

Fonte: artesplasticasunb.blogspot.com.br

One reply on “Um pouco da história do mosaico

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.